ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Componentes Periféricos do Motor

Os componentes periféricos do motor deverão ser revisados e observados conforme sua durabilidade técnica para que não ocasionem retificação prematura do motor, a exemplo de correias, válvula termostática, radiador d’água; velas de ignição; cabos de vela; bicos injetores (ou carburadores); bomba de combustível; bomba d’água com barulho, vazamento ou desgaste conseqüente de corrosão ou rolamento danificado; etc

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Custo da Retífica do Motor

Custo da retífica do motor está relacionado a gravidade e condições que o motor funde ou é feito sua reparação. Ao ser notado qualquer irregularidade no funcionamento do motor, a exemplo de barulhos indevidos (não existente quando o motor funcionava anteriormente); baixa excessiva de óleo lubrificante no cárter que pode ser conseqüente de vazamentos ou queima , baixa de água freqüente ou aquecimento além do considerado normal ao motor (observado através de lâmpada ou marcador de temperatura no painel); levar o veículo ao mecânico ou à uma retífica especializada (cuidado com empresas que não possuem estrutura ou ética para analisar ou executar os devidos reparos). Ao se constatar a necessidade de retífica do motor, o serviço deverá ser executado o mais rápido possível, para que evite maiores aborrecimentos e gastos Nesnecessários visto que, quando o motor trava ou funde literalmente, podem ser danificadas peças vitais, que não mais serão passivas de retífica, como quebra de bielas, blocos, etc; obrigando sua substituição

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Óleo do Motor

Uma das principais causas da necessidade de retífica prematura em razão do descuido no controle do nível e troca no tempo correto. A troca do óleo deve obedecer a critério rígido, devendo ser substituído no tempo correto conforme sua especificação. O nível deve ser verificado constantemente e analisar se não existe vazamentos de óleo no motor. IMPORTANTE: Quando não atingir a quilometragem para troca do óleo no período máximo de 06 (seis) meses, faça sua substituição. Não deixe de efetuar a troca mesmo que esteja limpo ou tenha sido completado recentemente; trocar assim que atingir a quilometragem estabelecida. Evite usar marcas diferenciadas, quando efetuar a troca do óleo dê preferência por manter a marca escolhida; caso deseje mudar de marca mantenha a nova marca nas próximas trocas; óleos possuem aditivos diferentes que reagem entre si, assim como aditivação dos combustíveis. Verifique o nível do óleo do motor no mínimo semanalmente ou nas paradas quando em viagem. Vazamentos podem surgir repentinamente

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Válvula Termostática

A remoção da mesma impede o equilíbrio da temperatura do motor e queima homogênea do combustível além de desproteger o motor de choque térmico

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Cabos da Bateria e Tranco no Motor

O mau contato nos terminais gera diversos problemas no veículo, a exemplo de dificuldade na partida, disparo do alarme e outros. Os terminais devem ser mantidos limpos e para evitar oxidação colocar arruela de espuma com espessura 10mm ou feltro 3 a 5mm embebido com óleo lubrificante sendo colocado entre a bateria e o terminal.

Tranco no Motor:

Prática indevida que pode provocar empeno das bielas, implodir cilindros, pistões, quebra do virabrequim e outros danos.

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Correia Sincronizada ( Distribuição )

O manual técnico de cada veículo determina a quilometragem em que deve ser substituída. A não observação e sua não substituição podem gerar quebra da correia provocando danos ao cabeçote, válvulas e aos pistões, provocando até a necessidade de retífica do motor. Também devem ser observadas as demais correias como ar condicionado, alternador, direção hidráulica, dependendo de sua posição no motor sua fragmentação poderá jogar pedaço que infiltrará entre a engrenagem e correia sincronizada provocando sua quebra.

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Radiador de Água ou Reservatório de Água

Medir semanalmente o nível d’água do reservatório ou radiador, jamais efetuando com os compartimentos quentes, os quais estarão com pressão e água em alta temperatura podendo provocar queimaduras. No caso de viagem, efetuar a verificação nas paradas para abastecimento. A necessidade constante de completar nível da água indica que existe vazamento através de mangueiras; selos d’água; bomba d’água com defeito; indício de junta do cabeçote com problema ou cabeçote com corrosão estando a água sendo eliminada pelo escapamento. Deve ser avaliado e corrigido para que volte ao normal. Um pequeno problema desta natureza pode gerar danos ao motor encurtando sua vida útil ou levando à necessidade de retífica. O radiador e a bomba d’água, tem total função de resfriamento da água . O radiador deve estar sempre limpo e sem vazamentos e a bomba d’água em perfeito estado para que cumpram suas funções preservando a vida útil do motor

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Aditivo para Radiador de Água

Deve ser colocado água livre de cloro, minerais e impureza ou seja, utilizar água apropriada na proporção correta conforme indicado nas embalagens sendo que a mistura incorreta pode gerar danos de corrosão no cabeçote, radiador, bomba d’água, galerias do bloco, canos de água e outras peças que utilizam circulação d’água para refrigeração. Ao completar o volume d’água no reservatório ou radiador, jamais adicione aditivo puro, deve ser completado com a mesma mistura padrão água/aditivo efetuando a diluição antes da colocação.

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Tampa do Reservatório ou Radiador

Observar marcas escorridas de água avaliando se: trata-se de defeito na válvula da tampa ou se o veículo esta trabalhando super aquecido. Lembre-se: somente tirar a tampa caso necessário, com motor frio

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Filtro de Ar e Ar Condicionado

Deve ser observado constantemente e substituído quando danificado. O filtro em más condições impede a entrada de ar puro permitindo a penetração de impurezas que funcionam como abrasivos e danificam os componentes do motor além de provocar mistura rica “Ar / Combustível” provocando excesso o qual gera alto consumo de combustível e provoca desgaste prematuro dos cilindros. Lembre-se que mangueiras de ar danificadas ou soltas também provocam a entrada de ar contaminado gerando os mesmos problemas provocados por filtros danificados.FILTRO DE AR CONDICIONADOÉ comum nunca se ter examinado o filtro do ar condicionado. Há quem sequer sabe que ele existe, portanto quando o veículo é equipado com ar condicionado, o filtro deve ser substituído e o sistema passar por limpeza para evitar proliferação de fungos que geram mau cheiro e prejudicam a saúde. Existem sistemas de ar condicionado que não usam filtros

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Embreagem ( Plato/Disco/Rolamento)

Trepidando ou patinando; além do desconforto ao dirigir o veículo, provoca danos ao volante do motor através de desgaste irregular e aquecimento por caloria que será transferida ao motor atingindo o retentor traseiro chegando a atingir bronzinas que se localizam próxima a irradiação de calor; embreagem com problema pode também desgastar as arruelas do encosto do virabrequim podendo desgastar sua lateral ou desgastar lateral do bloco gerando a necessidade de retífica das partes afetadas ou motor completo.

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Velas de Ignição

Velas possuem tempo útil de duração. Há quem as substituam somente quando já estão com problema, mas quando analisadas temporariamente nas revisões e substituídas quando atingido seu limite de uso, existe a vantagem do melhor funcionamento do motor e economia de combustível. (a economia paga o custo) Falha nas velas provoca má queima do combustível na câmara dos cilindros também gerando desgaste prematuro dos cilindros e pistões.

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